A visão é um dos mais importantes sentidos do ser humano. Através dela percebemos mais da metade das informações que nos chegam do mundo exterior. A melhor forma para se ter uma boa visão é prevenir doenças, através de hábitos de vida saudáveis, mantendo um equilíbrio fisiológico com descanso adequado, exercícios moderados, dieta apropriada e redução do stress. Outro fator importante é submeter-se a exames oftalmológicos periódicos.

Recomenda-se para todas as pessoas um exame anual e, caso existam problemas oculares ou histórico familiar de doença ocular, a cada seis meses. No entanto, se você perceber uma mudança repentina em sua capacidade visual, não espere até a sua próxima visita, vá ao oftalmologista imediatamente.

Seus olhos não são separados do resto do seu corpo. Qualquer problema em sua saúde geral, como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardíacas, também podem afetar seus olhos, o que pode ser detectado precocemente através de um exame de fundo de olho, que é realizado em todo exame oftalmológico de rotina.

Como prevenir é melhor que remediar, é importante manter hábitos saudáveis e ir à consulta oftalmológica periodicamente, a fim de preservar a boa saúde dos seus olhos.